SOBRE

A história da Retalhos Cariocas começa, quando a estilista Silvinha Oliveira, moradora da favela Barreira do Vasco, zona norte do Rio e vencedora estadual-RJ do Prêmio Mulher de Negócios Sebrae 2012, se formou em moda em 2003 e resolveu colocar seu sonho em prática: dividir seus conhecimentos com as mulheres de sua comunidade.

Mas tudo foi muito difícil, pois não tinha recursos e precisava de espaço e pessoas para realizar esta ação. Em 2006, Silvinha e sua mãe, Fátima Souza, modelista e maior apoiadora da estilista, montaram um projeto de cursos de capacitação em artesanato e corte e costura, e tiveram o apoio da Associação de Moradores da Barreira do Vasco para executá-lo.

Desde então, conseguiu doação de algumas máquinas e retalhos para início das aulas. Em 2008, criou e fundou a marca Retalhos Cariocas e se uniu a vários parceiros que contribuiram para o desenvolvimento da marca.
Como estilista e empreendedora social, Silvinha e sua mãe, colecionam, através da Retalhos Cariocas, realizações no cenário da moda carioca, dentre elas duas participações no salão de negócios do Fashion Rio, dois desfiles em parceria com o Observatório de Favelas e ainda um workshop internacional em Cabo Verde, na África. 

Enfatizando sempre o empreendedorismo e o potencial humano para a realização de grandes mudanças sociais no mundo, a estilista realiza palestras e workshops de moda e empreendedorismo em eventos e instituições que tratam do assunto. A ideia é contar o case da Retalhos e dar dicas para mobilização de agentes e ideias em territórios que estavam até então, à margem da cidade. 

O trabalho com resíduos de tecido doados por parceiros que são referência na indústria da moda (Kalimo, Enjoy e Afhigan) e materiais recicláveis como PET, tampinhas de garrafa, banner e cones de linha, dentre outros materiais recicláveis, auxiliam a design de moda a criar peças exclusivas e de fino acabamento, que evidenciam a alma do carioca. O processo consiste no trabalho em reaproveitar resíduos para transformá-los em peças irreverentes, bonitas e amadas por seus clientes e vendidas a preços acessíveis no Rio e no Brasil.

Em 2011, encantada pelas criações da estilista, a advogada americana Marla Guttman conheceu Silvinha e levou alguns pares do carro-chefe de suas criações, os chinelos customizados, para Nova York para presentear suas melhores amigas e a resposta foi surpreendente: gostaram tanto do produto, que Marla resolveu comprar mais e fazer uma parceria com a estilista nos Estados Unidos. A conexão Rio-NY rendeu grandes resultados, como as participações de seu trabalho em vários eventos em Nova York, como no dia 1º de maio, o desfile em parceria com a marca Recilagem na New York University. Atualmente seus clientes podem adquirir os produtos exclusivos no site http://www.marlandia.com/

Além de todas as conquistas de Silvinha e sua mãe, Fafá, muitos desafios estão pela frente como a ampliação dos cursos de capacitação, que são realizados sem nenhum tipo de financiamento e patrocínio, e também a expansão do seu estilo na cidade. Hoje, elas ministram os cursos de capacitação na Associação de Moradores da Barreira do Vasco para mulheres da comunidade e adjacências. Silvinha também foi professora de modelagem de bolsas no projeto Costureiras da Paz, na Providência, que trabalha com mulheres que sofreram violência doméstica.

Você pode conhecer o trabalho da estilista e suas criações e de sua mãe, a modelista e professora Fafá Souza, visitando o atelier da Retalhos Cariocas, que fica no prédio da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, Pça Carmela Dutra nº 54/ 3º andar, São Cristovão, ao lado do estádio do Vasco da Gama. E ainda pode agendar o seu pedido para roupas roupas sob medida. 
Contato 55 21 964192350 55 21 2580-3880 (Associação de Moradores da Barreira do Vasco)
e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.